23 abril 2012

Cinco fatos: SONHOS



1) VOCÊ ESQUECE 90% DO QUE SONHOU.
Em apenas 5 minutos após acordar você se esquece da metade do que sonhou. Com 10 minutos, 90% dos sonhos se foram… então como fazer para lembrar? Existem técnicas que ensinam a melhorar a memorização dos sonhos, uma forma simples é deixar sempre um bloquinho e caneta ao lado da cama e anotar tudo assim que acordar.

2) CEGOS TAMBÉM SONHAM.
Pessoas que ficaram cegas após o nascimento podem ver imagens em seus sonhos. Aqueles que nasceram cegos não conseguem ver imagens durante os sonhos, mas seus sonhos são igualmente cheios de vida com sons, cheiros, sensação de toque e emoções.

3) EM NOSSOS SONHOS SÓ VEMOS ROSTOS CONHECIDOS.
Nossa mente não está inventando rostos – em nossos sonhos vemos rostos de pessoas reais, que já vimos em algum momento, em algum lugar e muitas vezes nem temos consciência que tal rosto existe. Você já viu centenas de milhares de rostos durante sua vida, fornecendo um estoque ilimitado de personagens para que seu cérebro utilize durante seus sonhos.

4) NEM TODOS SONHAM COLORIDO.
12% da população sonha exclusivamente em preto e branco. O restante sonha em cores. Estudos realizados de 1915 a 1950 constataram que a maioria dos sonhos eram em preto e branco, mas os resultados começaram a mudar a partir de 1960. Hoje, somente 4.4% dos sonhos de menores de 25 anos de idade são em preto e branco. Pesquisas recentes sugerem que essa mudança pode estar ligada a transição dos filmes e TVs de preto e branco para colorido.

5) HOMENS E MULHERES SONHAM DIFERENTE.
Homens costumam sonhar mais sobre outros homens. Torno de 70% dos personagens em sonhos masculinos são outros homens. Enquanto nos sonhos femininos a quantidade é equilibrada. Além disso, homens geralmente geram emoções mais agressivas que as mulheres em seus sonhos.

Créditos: LifeTips

Um comentário: